Seja por idade, problemas de saúde ou preço, pode ser necessário trocar a ração do gato. Porém, os bichanos não são fãs de mudanças e podem resistir. Com as dicas certas é possível fazer a troca de maneira fácil.
como trocar a raÇão do seu gato?
converse com o veterinário
Antes de qualquer mudança, fale com o veterinário e faça exames para saber se o pet tem algum problema de saúde, como alergia, diabetes e obesidade. Assim, a dieta será pensada especificamente para ele.
mudança pode deixar o gato estressado
No geral, gatos não gostam de mudanças, inclusive alimentares. A alteração pode causar estresse, levando a vômito e diarreia. Por isso, tenha paciência para que a mudança não seja repentina.
ração de acordo com a idade do pet
Em cada fase da vida, gatos precisam de nutrientes específicos. Não é a toa que existem opções para cada faixa etária. Quando felino completar 1 ano, ofereça ração de adulto. Aos 7 anos, ele já pode comer ração para gato idoso.
mudança deve ser gradual
No primeiro dia, coloque 90% da ração antiga e 10% da ração nova no potinho do gato. Depois, mude para a proporção de 80% para 20%. Vá aumentando a proporção a cada dois dias até que o gato esteja comendo 100% da ração nova.
dica: ração úmida pode ajudar
Se a nova dieta for com ração seca e o seu pet resistir, vale misturar com um pouquinho de sachê, que costuma atrair mais o paladar felino. Mas se exagerar na quantidade de sachê, o pet pode não se adaptar com a ração seca.
erros comuns
O maior erro na troca de ração é fazer a mudança de um dia para outro. Além disso, muitos tutores desistem logo da nova ração quando o gato resiste, mas é preciso ter paciência mesmo.
gato não come de jeito nenhum
O gato pode não querer comer por causa do estresse que a mudança causa. Por isso, é importante trocar gradualmente. Além disso, a recusa pode significar algum problema de saúde, então visite o veterinário com frequência.