Os cães que têm ansiedade de separação desenvolvem uma série de comportamentos problemáticos, como arranhar portas, chorar, latir e uivar sem parar. Arraste para o lado e veja como evitar o quadro!
Não prolongue despedidas
O cachorro precisa entender que sair de casa é algo natural e que não há motivos para ele sofrer. Quanto mais demorada é a despedida, maior é a chance do cãozinho pensar que tem alguma razão para se preocupar.
Enriqueça o ambiente do cachorro
O animal precisa se distrair nas horas em que você estiver fora. Uma boa maneira de proporcionar isso é deixando brinquedos disponíveis e até espalhando alguns petiscos pela casa para o doguinho tentar encontrar.
Treine sua saída de casa
Faça todo o ritual de quando vai sair, como arrumar bolsas e colocar os sapatos. Durante essas etapas, ofereça algumas guloseimas para transformar esses pequenos movimentos em algo positivo.
Terapias alternativas podem ajudar
Dependendo da situação, pode ser necessário recorrer a outras metodologias, como o uso de floral para cachorro. É necessário consultar um médico veterinário e seguir as recomendações dele à risca.
Canse o cachorro
Antes de sair, brinque bastante com o cachorro, faça um passeio e coloque em prática alguns exercícios de adestramento. Essas atividades vão ajudar a deixar o doguinho cansado e menos agitado.