Essa grave doença pode afetar bastante a qualidade de vida dos pets e pode até matar. Caracterizada por feridas na pele, a esporotricose é uma zoonose e também pode afetar os seres humanos. Saiba como prevenir!
Esporotricose em gatos: como evitar?
Castre o gato
A esporotricose é mais comum em gatos que vivem nas ruas, além de ser transmitida por mordidas e arranhões. Com a castração, você diminui as chances de o animal querer sair de casa.
Ambiente sempre limpo
A higiene frequente do espaço ajuda a eliminar os fungos causadores da esporotricose e manter os bichanos - assim como você - protegidos.
Cuidado com plantas
Os gatos podem contrair esporotricose por meio do contato com matéria orgânica se houver alguma ferida aberta. Os cuidados com jardins e plantas no geral devem ser redobrados.
Separe os pets infectados
Se seu gatinho for diagnosticado com a doença e você tiver outros pets em casa, é necessário mantê-lo isolado durante o período de tratamento. Caso contrário, ele pode transmitir para os demais animais.
Tutor deve usar luvas!
Por ser uma zoonose, o tutor também deve ter cuidado com um gato contaminado. Sempre use luvas reforçadas ao manipular o bichano para diminuir as chances de arranhões e mordidas.