A falta de escovação pode causar tártaro, gengivite e até a perda dos dentes. Mesmo assim, muitos tutores não têm o hábito de escovar os dentes dos pets. O que poucos sabem é que essa tarefa é mais fácil do que se imagina!
Escolha a escova de dente certa
A escova de dente para cães deve ter o cabo longo (para alcançar os dentes de trás) e cerdas macias (para não machucar). Outra opção é a dedeira, que se adapta ao dedo do tutor e é bem recebida nas primeiras escovações.
Creme dental tem que ser para pets
Nunca use uma pasta de dente de humanos, pois ela tem substâncias que fazem mal ao pet. Opte sempre pelo creme dental específico para cachorro. Algumas delas têm ainda sabores para atrair a atenção do animal.
Escolha o momento certo para a escovação!
A melhor hora para escovar o dente é quando o cão está calmo e relaxado - nesses momentos ele terá menos resistência. Logo após o banho, depois de um passeio ou perto da hora de dormir são boas apostas.
Deixe o pet cheirar e lamber o creme dental
Nas primeiras vezes, a pasta de dente pode causar estranhamento. Uma dica para ajudar o cão a se acostumar é colocar um pouquinho do produto no dedo ou na escova e deixá-lo cheirar e lamber antes da escovação.
Acostume o pet com o toque
No início, o cão pode se incomodar com alguém tocando seu rosto. Por isso, antes de escovar, faça carinho na cabeça, depois na boca e, então, na parte interna da boca. Ele vai se sentir mais à vontade com os toques.
Faça movimentos suaves durante a escovação
A escovação deve ser feita com movimentos circulares leves. Depois, movimente a escova de cima para baixo. Comece pelo lado externo dos dentes e depois siga para a parte interna. Atenção aos dentes de trás que são mais difíceis de alcançar.
Parabenize o dog pelo bom comportamento
Todo bom comportamento deve ser recompensado! Ao final da escovação, elogie, faça carinho e até mesmo ofereça um petisco. Isso fará com que o cão associe o momento a algo positivo, facilitando as próximas escovações.