Os cães são muito inteligentes e, apesar de não terem a mesma capacidade de raciocínio que os humanos, eles conseguem entender muita coisa. Mas você já parou para se perguntar como funciona a memória deles? Arraste para o lado e descubra!
Cães têm cerca de 530 milhões neurônios
Segundo pesquisas, os cachorros têm cerca de 530 milhões de neurônios corticais, enquanto os gatos teriam apenas 250 milhões. Já no caso dos humanos, o número de neurônios é ainda mais superior e chega a 86 bilhões.
Eles aprendem pela repetição de palavras
Os cães são capazes de entender comandos de obediência porque a repetição de palavras contribui para o aprendizado e fortalece a memória deles. É por esse mesmo motivo que o cachorro também é capaz de reconhecer o próprio nome.
Palavras desconhecidas despertam a atenção
Os doguinhos se esforçam para entender até mesmo aquelas palavras que não fazem parte do seu vocabulário. A região auditiva do cérebro dos cães tem maior atividade quando eles ouvem palavras “desconhecidas”, e é como se eles fizessem um esforço para tentar nos entender.
Cães possuem memória olfativa
Outro fator que contribui para os cachorros lembrarem de determinadas situações é a memória olfativa. Ou seja, ao entrar em contato com um aroma, isso ativa as lembranças do animal e ele consegue identificar se aquele cheiro é conhecido ou não.