O gatinho deve estar calmo e em um ambiente confortável, com boa iluminação. Uma boa dica é fazer isso pouco depois das refeições, que é quando o animal costuma ficar mais tranquilo.
Segure o gato com firmeza
O tutor precisa segurar o gato no colo para que ele se sinta mais aconchegado e também para evitar fugas. Uma boa dica é tentar envolvê-lo em uma toalha ou um pano para aumentar a estabilidade do pet.
Faça carinho nas patas antes do corte
Depois que o gatinho estiver devidamente acomodado, comece a fazer carícias nas patinhas dele. Conforme você vai acariciando a região, aperte levemente para que as garras fiquem expostas. Isso vai facilitar o processo sem deixar o animal assustado.
Faça movimentos com cuidado
Na hora do corte, tenha atenção: você deve cortar apenas a parte branca da unha. A parte rosada, chamada de sabugo, é cheia de vasos sanguíneos. Caso seja cortado, vai causar muita dor ao pet e pode até sangrar. A dica é aparar somente a pontinha da unha.
Dê um petisco para o gato no final!
Depois de toda a tensão de cortar a unha de gato, não esqueça de recompensar seu bichano pelo bom comportamento! Clique em saiba mais e veja outras dicas!