O parasita causa muito desconforto, coceira e até a temida Doença do Carrapato. Quer saber como evitar a contaminação do seu pet? Veja a seguir!
cachorro pode pegar carrapato de outros cães
Um passeio inocente pode ser a porta de entrada para o carrapato. Se o seu cão tiver contato físico com outro cachorro que está com carrapato, existe a chance de contaminação.
cachorro pega carrapato no ambiente
Também pode acontecer de o carrapato grudar na pele do cão enquanto o pet deita em locais com folhas acumuladas, madeira ou gramado alto. O carrapato consegue sobreviver tranquilamente nesses ambientes.
Carrapatos em casa: livre-se deles!
Muita atenção ao ambiente doméstico! Carrapatos costumam se alojar em locais altos e que geralmente passam despercebidos: frestas e telhados são alguns exemplos. Invista em uma dedetização completa ao notar a presença do parasita.
Cachorro com carrapato: sintomas mais comuns
Coceira intensa é o principal sintoma que um cachorro com carrapato vai ter. O pet pode usar as unhas ou a boca para coçar um só local, onde o parasita se encontra. Enquanto faz carinho no pet, procure por carocinhos em sua pele, bem junto à raiz dos pelos.
Encontrou um carrapato? Veja o que fazer
A forma correta de remover um carrapato requer o uso de luvas e pinça, para evitar contaminação. Também por esse motivo não é recomendado espremer o parasita para matá-lo. Deixe-o em um recipiente com álcool, onde ele não poderá sobreviver.
Como prevenir uma infestação de carrapatos?
Para manter seu cão protegido dos carrapatos, capriche na limpeza do ambiente, dê banhos quinzenais ou mensais e escove seus pelos com frequência e atenção: quanto antes o carrapato for eliminado, melhor. Coleiras antiparasitárias também são uma boa ideia!
Doença do Carrapato traz sintomas como febre e apatia
Os sinais mais comuns da doença do carrapato em cachorro são pele e mucosas amareladas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas na pele e sangramento nasal, além de febre e falta de apetite.