por Patas da Casa

acostumar gato e cachorro:
7 erros para evitar

Ter dois bichinhos de espécies diferentes, como um cachorro e gato, requer uma adaptação bem cuidadosa. Mas como fazer isso do jeito certo sem traumatizá-los? Separamos algumas dicas valiosas a seguir!

1) faça a apresentação gradual dos bichinhos

Não respeitar o tempo dos bichinhos durante a adaptação é o principal erro. Eles devem ser apresentados gradualmente. Primeiro, mantenha cada um em um cômodo separado e deixe que se conheçam pelo cheiro antes de se encontrarem cara a cara.

2) Não force a barra

Seria incrível se o gato e o filhote de cachorro se desse bem de primeira, mas nem sempre é o que acontece. Por isso, tenha paciência e não force a barra. Use associações positivas - como petiscos - para facilitar a adaptação, mas entenda que cada um tem seu tempo.

3) Lembre que são espécies diferentes

Cada espécie reage de uma forma. Os cães tendem a ser mais receptivos e brincalhões, enquanto os gatos são mais reservados. Ensine os animais a respeitarem o espaço um do outro e estabeleça limites para ninguém se sentir invadido.

4) Divida seu tempo entre eles igualmente para evitar ciúmes

Às vezes o gato ou o cachorro pode não ter uma boa relação com a outra espécie por causa de ciúmes. Por isso, você deve dar atenção para cada um dos animais sem deixar o outro de lado.

Separe um canto da casa para cada bichinho se sentir seguro caso queira se esconder. No caso de gatos, nichos em lugares são ideais. Já o cachorro pode encontrar esse refúgio na própria caminha com seus brinquedos.

5) Cada pet precisa
do seu próprio refúgio

Um dos principais erros dos tutores é não separar um espaço para cada espécie se alimentar, separado um do outro. A hora das refeições são sagradas. Manter os potinhos juntos pode criar rivalidade e territorialismo.

6) não deixe o cachorro e o gato comerem no mesmo ambiente

Essa dica é muito importante para evitar que algum deles saia machucado durante as brincadeiras. Por isso, fique por perto sempre que o cachorro e o gato estiverem no mesmo cômodo.

7) supervisione todas as interações entre o gato e cachorro

clique em saiba mais e veja outras dicas de como acostumar seu gato e cachorro e fazer com que sejam melhores amigos!

Saiba mais!