Quem tem uma cachorrinha provavelmente já se deparou com um sangramento vaginal em algum momento. Mas será que isso pode ser considerado um tipo de “menstruação”?
Ciclo estral é a resposta
As cadelas passam pelo chamado ciclo estral. Ele é dividido em quatro fases (anestro, proestro, estro e diestro) e antes de entrar no cio (estro), a cadela apresenta o sangramento como um dos “sintomas”.
Entenda o ciclo reprodutivo das cadelas
O anestro é um período de inatividade sexual que pode durar 125 dias. O proestro antecede o cio (estro), que é a fase em que a cadela está pronta para reproduzir. Já o diestro dura 75 dias e é quando a cachorra deixa de ser receptiva.
O sangramento dura, em média, 9 dias
Diferente das mulheres, que sangram mensalmente - e é daí que vem o termo “menstruação” -, as cadelas podem passar meses sem esse sangramento. Porém, quando acontece, dura cerca de 9 dias.
O que fazer para conter o sangramento?
Uma alternativa para evitar que o sangue se espalhe pela casa é utilizar uma fralda ou calcinha para cachorro nesse período. Não esqueça de lavar o acessório depois de usado para evitar infecções!
Castração ajuda a resolver o problema
Uma cadelinha castrada não passa pelo ciclo reprodutivo e, consequentemente, não sangra! Além disso, a castração oferece vários benefícios à saúde do animal, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida do pet.