Cientistas descobrem que cachorro pode farejar estresse no suor e hálito

Que o olfato dos cães é muito poderoso, todo mundo sabe. Mas sabia que a capacidade também pode ajudar os cães a identificar mudanças no humor dos humanos? Foi o que uma pesquisa na Irlanda do Norte descobriu!

O olfato canino é bastante aguçado

Os cachorros possuem 200 milhões de células olfativas, o que corresponde a 40 vezes mais células do que os humanos, que têm apenas 5 milhões. É por isso que os cães têm esse sentido tão desenvolvido!

O faro dos cães é capaz de identificar até o estresse humano

Ótimos farejadores, os cachorros conseguem identificar muito mais cheiros do que a gente. Isso inclui alterações hormonais do nosso corpo, como as que são causadas pelo estresse. Pelo menos foi isso que uma pesquisa descobriu.

Como a pesquisa foi feita?

Pesquisadores da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, usaram quatro cães e 36 voluntários para a pesquisa.
Eles submeteram os humanos a testes de matemática bem difíceis e coletaram amostras de suor depois que eles estavam estressados.

Os resultados do estudo

Cada cão foi apresentado a três amostras e todos foram treinados para identificar qual tinha sinais de estresse por meio do olfato.
De 700 testes, os cães acertaram 650.
Ou seja, só com o faro eles conseguiram reconhecer isso.

Habilidade pode ajudar os cães
de suporte emocional

Essa nova descoberta é uma grande oportunidade para direcionar e aprimorar o trabalho de cães de suporte emocional.
Com o treinamento certo, os pets serão grandes aliados contra transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.

O que mais os cães podem farejar?

Com um olfato tão aguçado, é normal que você esteja se perguntando o que mais os cães conseguem perceber, né? Além do estresse, os cães conseguem sentir o cheiro de doenças e até detectar uma gravidez, por exemplo. Acesse o link abaixo para ficar por dentro dessa habilidade!