Alguns sentimentos “humanos” podem fazer parte da vida dos pets, mas será que a culpa é um deles? Se você já viu um cachorro com um olhar de arrependimento, saiba o que isso quer dizer.
Arrependimento não é a palavra certa
Não é possível afirmar que os cães se arrependem, porque eles não são capazes de falar como se sentem. O arrependimento é um sentimento mais racional que não faz parte do universo canino.
Os cães entendem quando fazem algo errado
Quando vemos um cachorro com o famoso olhar de cão arrependido é porque ele percebeu que fez algo que não deveria. Não é bem um arrependimento, mas sim uma forma de apaziguar a situação.
Como reconhecer um cachorro “arrependido”?
Existem alguns sinais que indicam quando o cãozinho é “culpado” de algo. Geralmente, eles ficam com as orelhas baixas, colocam o rabo entre as pernas e evitam contato visual. É como se dissessem “ok, eu entendi” depois de levar uma bronca.
É importante recompensar bons comportamentos e sinalizar os erros
Se o cachorro fizer algo indevido, não castigue o animal, mas chame a atenção dele e sinalize que aquilo é errado. Por outro lado, é sempre bom recompensar o pet com petiscos e elogios quando ele fizer algo certo!
Não deixe para depois! Corrija na hora!
Dificilmente o cachorro vai assimilar uma bronca depois de muito tempo. O ideal é repreender o animal no momento em que ele é pego no flagra fazendo algo errado. O mesmo vale para o reforço positivo!