por Patas da Casa

Jovem surdo treina seu Pug para entender comandos
em Libras

Todo cachorro tem um tipo de inteligência e com o Pug Victor Hugo não é diferente! Recentemente ele se tornou famoso onde vive, em Minas Gerais, e em também na internet.

Ele aprendeu comandos na Língua Brasileira de Sinais

Victor Hugo desenvolveu a capacidade de compreender Libras e obedece a vários comandos dados em forma de gestos.
É ou não é surpreendente?

Quem ensinou foi Benicio Bruno, seu tutor, que é surdo

No perfil de Instagram @ben_bruno83, Benicio, que é professor de Libras na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) compartilha os ensinamentos que dá ao seu cãozinho.

E, então, eles viralizaram
na internet!

O vídeo que mostra Benicio se comunicando e Victor Hugo na linguagem dos sinais e, simultaneamente, mostra a reação do cachorro conquistou centenas de curtidas.

Sim, adestramento de cães
em libras é possível!

“Começou comigo ensinando os comandos e mostrando os sinais para ele. Quando eu mostrei a coleira-guia para passear, ele entendeu o significado de passear”, conta Ben.

Como um cachorro pode
ajudar um tutor surdo

Cães têm a audição muito apurada e podem sinalizar ao tutor deficiente auditivo que algo está acontecendo: uma visita chegando, por exemplo, pode ser anunciada dessa forma.

E quando quem não escuta
é o cachorro?

Cães surdos podem ser educados por meio da associação entre gestos e objetos, como o Benicio faz. Também é possível usar alguma fonte de luz para sinalizar os comandos.