Deixar o cão dormir juntinho de você é uma ótima maneira de estreitar os laços com o pet. A relação se torna mais próxima e faz com que o animal se sinta seguro. Além disso, a sensação de relaxamento aumenta - tanto para o tutor quanto para o cão.
Dependência é um ponto negativo
Apesar de ter seu lado positivo, o hábito também pode ter impactos negativos, como a dependência emocional. Isso abre portas para ansiedade de separação e comportamentos nocivos quando o pet está longe do dono.
Atenção com problemas na coluna
Dependendo da raça do cachorro, o animal pode ficar mais suscetível a problemas na coluna por causa do esforço constante para subir e descer da cama do dono. É bom ficar de olho ou providenciar uma rampa ou escadinha.
Vermífugos e vacina sempre em dia
Antes de deixar o doguinho dormir na cama, ele precisa ter tomado todas as doses de vacina e deve estar vermifugado. Essa é uma medida de segurança para prevenir doenças transmissíveis para humanos!
Banhos regulares e patas limpas
Por uma questão de higiene, não deixe de dar banho no cachorro sempre que necessário. Outro cuidado é limpar as patas do animal todos os dias antes de se deitar para não sujar a cama.
Imponha limites!
Os cachorros podem ficar mal acostumados ao dormirem na cama do dono, criando até mesmo um “apego” obsessivo. Por isso, imponha limites! Não permita comportamentos inadequados como rosnar, arranhar ou pular muito.