Como diferenciar uma briga
de uma simples brincadeira?
Alguns doguinhos ficam tão empolgados durante as brincadeiras que pode parecer briga. No entanto, existem quatro sinais do comportamento canino que ajudam a diferenciar as duas situações.
1) observe toda a Linguagem
corporal canina
Quando os cães estão brigando entre si,
é comum que o corpo do cachorro fique tensionado, com os pelos arrepiados e
dentes à mostra. Já se estão se divertindo,
eles apresentam uma postura mais relaxada
e podem abanar o rabo.
2) Os sons que o cachorro emite ajudam a identificar a situação
Rosnados e grunhidos definitivamente não são sinais de uma brincadeira saudável entre dois cães. Quando estão brincando, os peludos emitem sons alegres, como os latidos agudos.
3) observe se há Inversão de papéis entre os peludos
Uma brincadeira feliz é aquela que proporciona divertimento mútuo, por isso é natural que os cães que estão brincando invertam os papéis o tempo todo. No caso de uma briga canina, um dos cães pode se mostrar dominante e o outro submisso.
4) Cachorros brincando seguem algumas "regras"
Se os pets estiverem brincando, os peludos dão pausas para descansar e logo após retomam a diversão. Já se for uma briga de cachorros, normalmente um dos cães não para de ir atrás do outro e demonstra um comportamento agressivo.
Como separar os cães
durante uma briga ?
Se você reparou sinais de comportamento que indicam que os cachorros estão brigando, é hora de aprender como separá-los de maneira segura.
apenas brigar não vai
adiantar nada
Pode passar pela sua cabeça que separar os cachorros brigando é uma boa opção, mas essa está longe de ser a melhor estratégia. Na verdade, gritar com os cães ou tentar separá-los à força pode piorar a situação.
Faça barulhos para chamar
a atenção dos peludos
Como a audição canina é bastante sensível, a melhor maneira de separar dois cães de uma briga é desviando a atenção deles para outro lugar provocando algum barulho alto, como bater as mãos.
jogar água pode ajudar a afastar os cães
Jogar um jato de água no focinho dos cães que estão brigando pode ajudar a apartar. Isso acontece porque a água vai dificultar a respiração e o animal vai precisar soltar a mordida para respirar.
E se nada disso funcionar?
Especialistas indicam usar objetos como cadeiras, pedaços de madeira ou almofadas para bloquear um cachorro do outro (mas sem agredí-los).
Se o um dos cães estiver com a mandíbula presa no outro, segure as patas traseiras do animal que está atacando e levante o corpo para fazer com que ele perca o equilíbrio. Mas tome cuidado para não tomar uma mordida quando ele soltar o outro cachorro.
Para entender melhor sobre
as brincadeiras e brigas
entre os cachorros,
clique em saiba mais!