7 doenças de gato mais temidas: a última é a que mais assusta os tutores

Algumas patologias que acometem os gatos domésticos podem ser bastante perigosas e, por isso, precisam de muita atenção. Passe para o lado e descubra quais são elas!

7. Diabetes

É um problema relacionado com a produção de insulina no organismo do animal. Muitas vezes é um quadro silencioso, mas tem sintomas como aumento de ingestão de água, fome excessiva e hálito doce.

6. Esporotricose

É uma zoonose — ou seja, pode ser transmitida dos felinos para os humanos. Causada por fungos, os sintomas incluem o surgimento de úlceras e feridas por todo o corpo do animal. É uma doença com cura!

5. Toxoplasmose

No início, essa zoonose é assintomática nos animais, mas eles podem apresentar vômitos, diarreia, febre e anorexia mais para frente. Para “pegar” a doença dos pets, o tutor precisa ingerir fezes de gato contaminadas.

4. PIF

É uma doença mais delicada que não tem cura nem tratamento e pode ser fatal em animais com baixa imunidade. Os gatos sofrem com febre, dificuldade respiratória, fraqueza e aumento do abdômen.

3. Insuficiência renal

A insuficiência renal acontece quando os rins do gato não funcionam adequadamente. Alguns sintomas para se atentar são o aumento de ingestão hídrica, aumento da micção, xixi bem clarinho e perda de apetite.

2. FIV - aids felina

Causada pelo vírus da imunodeficiência felina, a FIV tem diferentes estágios com sintomas específicos em cada um deles. No estágio final, são comuns lesões na pele, doenças secundárias e infecção generalizada.

1. FeLV - leucemia felina

Conhecida como leucemia felina, a FeLV é causada por um retrovírus que diminui o número de células de defesa do organismo. Alguns sinais da doença são aumento de linfonodos, anemia, perda de peso, febre, gengivite e mudanças comportamentais.

Clique em “saiba mais” e descubra outras informações sobre cada uma das doenças!