por Patas da Casa

6 princípios para entender a linguagem corporal felina

Você sabe o que o seu gato quer dizer com alguns comportamentos? A linguagem felina é cheia de curiosidades, mas com algumas dicas é possível entender como os bichanos se expressam.

1) Miados podem ter diferentes significados

Quando o gato mia próximo do pote de ração vazio, é porque está com fome. Já se for um miado agudo com postura retraída, pode significar medo. O ideal é prestar atenção à situação para entender o seu pet.

2) Ronronar nem sempre é felicidade

Geralmente, o ronronar significa que o bichano está relaxado e feliz. No entanto, há cenários em que esse som “fofinho” pode indicar estresse, fome, dor ou curiosidade ao explorar um ambiente.

3) Fique atento ao movimento das orelhas do gato

A posição das orelhas revela muitos sentimentos. Quando elas estão eretas e para a frente, o pet está em alerta. Já as orelhas para baixo são um sinal de medo, enquanto as orelhas levemente curvadas para a frente mostram um gato relaxado e feliz.

4) O olhar de gato diz mais do que palavras

A maneira como os pets olham para as coisas entrega como eles se sentem. Olhares fixos com leves piscadelas são sinal de parceria, enquanto um olhar fixo estagnado pode ser sinal de postura ofensiva. Observe também as pupilas.

5) O rabo dos felinos indica diferentes situações

A cauda do gato se movimenta de acordo com o humor do pet. Se ela está apontada para o alto, é porque ele está feliz; mas se estiver para baixo é porque ele pode estar com medo, desconfiado ou desconfortável.

6) Postura corporal

Os sinais que o corpo do animal emite devem ser avaliados em conjunto, e não isoladamente. Por isso, nunca observe somente o olhar do animal sem perceber também como está a postura geral dele. Para mais detalhes, acesse o link abaixo!