Apego aos cães é desencadeado pelo hormônio do amor, revelam cientistas
É difícil resistir aos encantos de um cachorro, né?! O que poucos sabem é que existe uma explicação científica para a afeição e carinho que sentimos por esses animais.
Um olhar pode dizer muita coisa
Com a domesticação, os cães aprenderam a se comunicar pelo olhar. Essa é uma das formas de comunicação mais presentes nos relacionamentos humanos, e que foi passada também para os pets.
Contato visual e o “hormônio do amor”
Pesquisadores analisaram os níveis de ocitocina de pessoas após interação visual com cachorros. Foi observado que o grupo que passou mais tempo com os animais teve níveis mais altos do hormônio na coleta.
Como o olhar dos cães é interpretado pelo nosso cérebro?
Quando os cães olham carinhosamente para os humanos, o cérebro automaticamente identifica isso como algo positivo. Como resultado, o “hormônio do amor” — ou ocitocina — é liberado em maior quantidade.
O amor aos cães pode ser explicado por isso
Existem fortes indícios de que todo o amor que sentimos pelos cachorros tenha relação justamente com os níveis de ocitocina liberados pelo cérebro. Isso também teria a ver com o apego.
Os cães também demonstram amor
Lambeijos, rabinho abanando, pedir carinho na barriga, seguir o dono pela casa ou até dormir perto de você são alguns sinais de que o seu cachorro te ama e gosta de te ter por perto.
É importante entender a linguagem canina
Mesmo sem a habilidade de falar, os cachorros se comunicam de outras formas. O olhar, os latidos, a posição das orelhas e dos rabos e a postura corporal são maneiras de entender o seu amigo.