Cachorro que puxa a guia: 6 truques para um passeio seguro
Os passeios devem ser um momento de diversão e lazer. No entanto, se o seu cãozinho tem o hábito de puxar nessas horas, é bom ver essas dicas!
1. Escolha a coleira peitoral certa
A coleira mais adequada para cães que tendem a puxar nos passeios é a coleira anti puxão. Ela deve ter um tamanho apropriado para o pet, sem apertar nem machucá-lo.
2. Pare o passeio sempre que o cachorro puxar
A interrupção da caminhada quando o animal tenta puxar faz com que, aos poucos, ele entenda que essa euforia toda atrapalha o passeio. Espere o cãozinho se acalmar antes de retomar os passos.
3. É bom treinar em casa algumas vezes
Para fazer o treinamento, basta pegar a coleira, colocar no animal e depois posicioná-lo ao seu lado. Em seguida, dê pequenas voltas pela casa com ele por aproximadamente 15 minutos e veja como ele se comporta.
4. Recompense o animal quando necessário
Se durante os treinamentos o cachorro tiver um bom comportamento, não esqueça de recompensá-lo. Os petiscos são uma ótima maneira de fazer isso e incentivá-lo a continuar assim!
5. Mantenha o controle por todo o tempo
O cachorro precisa entender que quem guia o passeio é o dono, e não ele. Por isso, não se deixe ser levado pelo animal e assuma as rédeas da situação sempre que ele tentar puxar.
6. Canse o cãozinho antes do passeio
Gastar um pouco da energia do cachorro antes de fazer o passeio é uma ótima estratégia para evitar os puxões. Como vai ficar um pouco cansado, ele vai passear mais tranquilamente.