1) Enriqueça o ambiente
em que o gato vive
A gatificação é uma forma de deixar o ambiente em que o bichano vive mais
atrativo e estimulante para ele, levando em consideração o instinto do animal. Prateleiras, arranhadores e até caixas de papelão são úteis.
2) ofereça Erva catnip para acalmar um gato estressado
O catnip é uma erva medicinal que contribui para o bem-estar do bichano. Ele é um estimulante que ajuda o gatinho a relaxar e se sentir disposto para brincar, o que é ótimo para um animal estressado que precisa liberar a tensão.
3) use florais com efeito calmante para os gatos
Formulados a partir da combinação de flores e ervas, os florais são uma excelente opção natural para pets estressados. Ele ajuda a equilibrar o emocional do animal e corrige comportamentos, mas deve ser indicado por um profissional.
4) disponha arranhadores
pela casa
Além de evitar a destruição de móveis, os arranhadores ajudam o animal a suprir suas necessidades instintivas de afiar as garras e são essenciais para ajudá-los a aliviar o estresse.
5 ) compre um brinquedo interativo para o seu gato
Brinquedos interativos estimulam as habilidades cognitivas do animal, então são ótimas opções para ocupar a cabecinha dos bichanos e afastá-lo do tédio. Eles podem ser usados também para melhorar o relacionamento entre tutores e pets.
6 ) promova um ambiente calmo e seguro para o pet
Gatos são animais que precisam de rotina e de um espaço só para eles. Por isso, é importante proporcionar para o bichano um espaço calmo, sem barulhos constantes e uma rotina de cuidados fixa para não irritá-los.
fique atento aos sinais de um gato estressado
Agressividade, lambedura excessiva, muitos miados, apatia e fazer xixi fora da caixinha são alguns sintomas de estresse em gato que devem ligar o alerta do tutor!
GOSTOU?
Clique em “saiba mais” e
veja outras dicas dE como desestressar um gato!