Conviver com um felino é entender também como funcionam seus gostos, manias e hábitos. Muitas coisas podem deixar um gato nervoso e irritado!
1) Tocar no rabo do gato
O rabo nada mais é do que uma extensão da coluna vertebral dos gatos. Portanto, é uma região muito sensível ao toque. Qualquer manuseio errado pode incomodar bastante o animal, deixando-o estressado.
2) Visitas em casa
Embora nem todos os gatos sejam introvertidos, a maioria não é muito fã de interações sociais com quem eles não conhecem. Dessa forma, se chegar uma visita inesperada na sua casa, pode ser que o seu amigo não goste.
3) Trocar a ração do gato
O paladar felino é difícil de agradar, e quando eles se acostumam com um tipo de alimentação é bom não mudar a marca e sabor com frequência. Isso pode deixar o gatinho bem nervoso e sem querer comer.
4) Ir ao veterinário
As consultas veterinárias precisam de atenção. Esse é um ambiente estranho para os bichanos e que podem estressá-los com facilidade. É importante saber as artimanhas certas para levá-los ao médico.
5) Mudanças de casa ou de móveis
Os felinos são bem apegados com a rotina. Isso significa que qualquer mínima mudança já causa irritação (seja de casa ou dos móveis). A adaptação nem sempre é fácil, mas com os cuidados certos traz bons resultados.