O estresse em gatos pode se manifestar de várias formas. Comportamentos agressivos - como mordidas e arranhões - ou apáticos normalmente são observados. Confira a seguir quatro situações que podem deixar um bichano estressado.
Consultas veterinárias
Os gatinhos definitivamente não gostam de ir ao veterinário. Sair de casa, no geral, costuma ser muito estressante para eles. Para amenizar isso, o tutor deve acostumar o animal desde cedo com a caixa de transporte.
Mudanças na rotina
Seja uma mudança de residência ou até a chegada de um novo morador: tudo isso impacta no comportamento do gato. Eles são apegados com a rotina e levam um tempo até se acostumarem com qualquer coisa diferente.
Troca de ração repentina
Mudanças na alimentação do pet são outra razão para o estresse. Se for trocar a ração do gato por algum motivo, é importante que o processo de substituição seja gradual.
Visitas em casa
Não é todo bichano que aprecia a chegada de convidados em casa. Por isso, se o seu gato fica estressado com visitas, é bom ter um cuidado especial para não deixar que invadam o espaço dele.